Há filmes publicitários que se destacam tanto pela trilha sonora que acabam tornando-se muito mais significativos do que o próprios clipes originais da canções. Na maioria dos casos, a música é encaixada em uma ideia já existente. Em outros, a trilha se torna o elemento-mãe, e a ideia é construída e se desenvolve a partir da letra.
Isso depende muito da mensagem e da sensação que se quer passar com o comercial, mas em todos os casos, a escolha da trilha tem a ver com a geração de uma experiência emotiva e sensorial com a marca – e é através dela que se desenvolve a relação com os consumidores.
Os comerciais abaixo, são exemplos perfeitos de trabalhos que deram certo e são lembrados até hoje pela harmonia alcançada.
Com o slogan “Sua felicidade transforma” e a música “What a Wonderful World”, originalmente cantada por Louis Armstrong, agora na voz de Joey Ramone, o filme leva a assinatura da Ogilvy Argentina, com adaptação da Ogilvy Brasil para a versão tupiniquim.
Produzido pela Stink de Londres, o comercial também foi exibido no Japão e na Itália.
É uma das minhas preferidas. =)
A campanha Claro Teste, de 2009, é embalada com muita pertinência pela clássica “Should I Stay or Should I Go?”, da banda inglesa The Clash. A música faz parte do álbum Combat Rock, de 1982, do grupo. Ao lado de Sex Pistols e Ramones, The Clash foi um dos ícones do movimento punk na década de 80.
A escolha da trilha encaixou perfeitamente no comercial porque ambos trabalham com a ideia de dúvida. No caso do filme da Claro, a música introduz o teste, produto oferecido pela empresa.
Em 2009, a VISA estreou um comercial inspirador criado pela agência TBWA\Chiat\Day e embalado por Today, de Smashing Pumpkins. Na versão exibida no Brasil, a peça publicitária, parte da campanha “Go”, é narrada pelo ator Antônio Fagundes.
Liderada por Billy Corgan, Smashing Pumpkins foi uma das bandas mais aclamadas e de maior sucesso comercial dos anos 90. Embora ainda esteja em atividade hoje, porém, já não possui mais a formação original, nem cativa o público como antigamente.
E também é uma das que mais gosto. =)
Comercial do Fiat Punto de 2007, “Heroína” foi criado pela agência Leo Burnett e mostra a relação de um rapaz com uma personagem de HQ. A personagem sai de um cartaz no início do filme e ganha vida, passando a fazer parte do cotidiano do protagonista para por fim, voltar ao seu lugar original.
A música que embala o comercial chama-se Shut Your Eyes, e é originalmente da banda sueca Shout Out Louds, mas a versão que passa na TV é mais lenta, cantada pelo próprio diretor da peça, Carlos Manga Jr.
E por fim em 2011, a famosa canção “Emoções”, de Roberto Carlos, foi usada pela primeira vez em uma campanha publicitária. A música é a trilha sonora de “retrospectiva", uma das peças que marcam a comemoração dos 90 anos da Nestlé no Brasil.
A estratégia da marca foi envolver os consumidores com atributos emocionais, mostrando no decorrer do comercial cenas representativas para a vida de cada consumidor individualmente, e também para o Brasil, como por exemplo as vitórias de Daiane dos Santos, Ayrton Senna e Guga no esporte.
J.M
Nenhum comentário:
Não é permitido fazer novos comentários.